quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tikbalang

O tikbalang (também escrito como Tigbalang, Tigbalan, ou Tikbalan) é uma criatura do folclore filipino que se escondem nas montanhas e florestas. Comumente descrito como uma criatura humanóide alta, ossudo, com membros desproporcionalmente longos, a ponto de chegar a seus joelhos acima de sua cabeça quando se agacha. Ele tem a cabeça e às vezes os pés de um animal, geralmente um cavalo. Ele tem sido comparado à metade homem, metade cavalo- centauro da mitologia grega. Às vezes, é acreditado ser a transformação de um feto abortado que tenha sido enviado para a terra a partir do limbo. 
Ele viaja à noite para estuprá mortais do sexo feminino. As mulheres estupradas, então, dão a luz a mais tikbalang.

Embora seja normalmente considerado hostil aos humanos, a superstição popular diz que Tikbalangs são guardiões benevolentes de reinos elementais. Eles são geralmente encontrados ao pé das árvores grandes olhando em volta para qualquer um que se atreve a dar perturbar seu território. 

O tikbalang são geralmente associados com o escuro, por isso residem em árvores de grande porte, e podem ser visto de fumar tabaco próximo ou no topo da árvore. Eles também habita em pântanos ou na floresta profunda. 

Eles adoram pregar peças nos viajantes e levá-los ao erro. Um de seus truques favoritos envolve fazendo com que suas vítimas a perder o seu caminho até que vire uma loucura. Um viajante que encontra-se perdido e suspeitar que um tikbalang o está guiando, pode combatê-la, vestindo a camisa do avesso, que é uma boa forma de se proteger ou outro método preventivo é caminhar em silêncio pela floresta e não perturbar a paz de seu território. 

No folclore tradicional filipino Tikbalangs podem se tornar invisíveis e até tomar a forma humana. Ao alvejar uma pessoa, ela imita a aparência, voz e maneira de alguém próximo à pessoa, como um amigo ou parente. Assim, a vítima é levado a seguir o tikbalang para lugar nenhum até que ficam estão perdidos, às vezes nunca mais são visto. 

Acredita-se que através de certo ritual a criatura possa ser domada.

Alguns dizem que o segredo está em sua juba espessa de cabelo, que esconde três vertentes extraordinariamente longos e fortes. Quando uma destas vertentes é arrancado, o tikbalang se torna manso. Outros dizem que se pode domar um tikbalang e obrigá-lo a ser um servo do arrancando três cabelos dourados de sua juba. E outros chamam para uma abordagem mais física, saltar nas costas da criatura segurar firmemente em cima dele, pois o mesmo fará de tudo para se livrar do cavaleiro desagradável, quando ele se cansar então a vitória do aspirante a domador estará completa. 
Um ditado comum diz que a chuva de um céu claro significa "kinakasal nd tikbalang" (um tikbalang vai se casar). Eles tomam banho apenas durante a lua cheia. Tikbalang pode se apaixonar com os mortais. 

Outras lendas descrevem a tikbalang como um monstro da noite, com os olhos vermelhos que brilham. Esta versão do tikbalang lança-o como uma criatura terrível, um verdadeiro perigo para as pessoas. Acredita-se que quando se irrita - e se irrita facilmente - ele pisa sobre as pessoas com seus cascos até que eles morram. Nesses contos, o tikbalang é sempre acompanhado pelo fedor de cabelo queima e fuma charutos grandes. 

Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Um comentário:

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.