Em algumas descrições, o basilisco é uma serpente fantástica. Porem sua descrição varia de uma cultura para outra. Um único fato que se pode ter certeza sobre os Basiliscos é que são sempre répteis e são sempre gigantes quando adultos.
Sua origem geralmente se dá de um ovo de cobra que acabou por ser chocado por um galo por engano. Ou às vezes até mesmo o contrário.
A crueldade do Basilisco é algo terrivelmente assustador. Ele seria um ser tão carregado de ódio e com uma sede de sangue tão grande que somente seu temível olhar, que assim como a Medusa, seria mais do que necessário para matar uma pessoa. O único jeito de matar um Basilisco seria usando a sua maior força contra ele mesmo, fazendo com que a criatura visse a sua imagem refletida em um espelho ou na água, o que o mataria instantaneamente. Numa breve descrição de Da Vinci, ele diz que a crueldade de um basilisco é tamanha que ao ver que não pode matar um ser vivo com seu olhar venenoso ele se vira para as plantas e as seca apenas com o olhar.
A descrição mais aceita sobre os Basiliscos é que eles seriam cobras gigantes com uma espécie de coroa na cabeça. O que mais varia na aparência do Basilisco é sua cabeça, algumas pessoas preferem descrevê-lo como tendo uma cabeça de galo ou até mesmo de humano, apesar desta última ser muito mais rara. A descrição de seu corpo pode ser o de uma serpente, o de um lagarto ou até mesmo de um dragão, há diversas combinações diferentes quanto ao corpo e a cabeça do monstro: Dragão com cabeça de galo ou lagarto com rosto humano.
Os manuscritos da mitologia dos Vikings é uma das melhores fontes de citações sobre criaturas mitológicas existentes nas histórias, mesmo que estas sejam curtas. O poder de morte da Basilisco, segundo a lenda, era tão forte que se um cavaleiro o matasse com uma lança, seu veneno seguiria pela arma, matando não só o cavaleiro, mas também, seu cavalo. Como em toda a lenda sobre monstros, surge na do Basilisco a figura de um santo. Conta-se que um homem santo, ao parar no deserto para beber água, viu um Basilisco e, rogando aos céus uma prece piedosa, fez com que o monstro caísse morto aos seus pés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.