segunda-feira, 7 de julho de 2014

A Chave Menor de Salomão


Goetia ou Ars Goetia é uma pratica que consiste na invocação e evocação de anjos e demônios. A Goetia esta contida no grimorio “A Chave Menor de Salomão ou Lemegeton”. 

Baseia-se na tradição judaico-cristã em que o rei de Israel, Salomão, foi agraciado pelos anjos com um sistema que lhe dava poder e controle sobre os principais demônios da Terra e, consequentemente, a todos os espíritos menores governados por eles. Desta forma, o rei Salomão e, seus discípulos teriam toda espécie de poderes sobrenaturais, como invisibilidade, sabedoria sobre-humana e visões do passado e futuro.

Surgiu no século XVII, mas muito foi retirado de textos do século XVI, incluindo o Pseudomonarchia Daemonum. É provável que os livros da Cabala judaica e dos místicos muçulmanos também tenham sido inspirações. Alguns dos materiais na primeira seção, relativas à convocação de demônios, datam do século XIV ou mais cedo.

O livro alega que ela foi originalmente escrita pelo Rei Salomão, porem isto é pouco provável, pois os títulos de nobreza atribuídos à demônios eram desconhecidos no tempo de Salomão. 

Este grimório é dividido em cinco partes: Ars Goetia, Ars Theurgia Goetia, Ars Paulina, Ars Almadel e Ars Notoria, e contém descrições detalhadas de demônios e as conjurações necessárias para invocá-los e obrigá-los a obedecer ao conjurador.


Ars Goetia é a primeira seção do grimorio, e contém descrições dos 72 demônios que Salomão teria evocado e confinado em um vaso de bronze selado com símbolos mágicos, e obrigado-os a trabalhar para ele. Ela contém descrições detalhadas dos espíritos e as condições necessárias para evocá-los E detalha os sinais e rituais a serem realizados, as ações necessárias para prevenir os espíritos de tomarem controle, os preparativos que antecedem as invocações, e instruções sobre como fazer os instrumentos necessários para a execução destes rituais, como por exemplo o vaso de bronze semelhante ao de Salomão. Os vários exemplares existentes variam consideravelmente nas grafias dos nomes dos espíritos.

Trata-se da evocação de todas as classes de espíritos maus, indiferentes e bons, seus ritos de abertura são os de Paimon, Orias, Astaroth e toda a corte do Inferno. A segunda parte, ou Theurgia Goetia, é partilha com os espíritos dos pontos cardeais e seus inferiores. Estas são as naturezas mistas, algumas boas e outras más.

O Ars Goetia, atribui uma posição e um título de nobreza para cada membro da hierarquia infernal, e dá aos 'demônios' determinados selos. Estes 72 Espíritos possuem 76 selos de evocações, pois 4 desses espíritos possuem 2 selos cada um e os demais apenas 1.

As listas de entidades na Ars Goetia, correspondem com os da Steganographia de Trithemius, circa 1500, e da Pseudomonarchia Daemonum de Johann Weyer, um anexo que aparece em edições posteriores de Praestigiis Daemonum, de 1563.

Uma conhecida tradução do Lemegeton é The Goetia: The Lesser Key of Solomon the King de 1904 por Samuel Mathers e Aleister Crowley. É essencialmente um manual que pretende dar instruções para a convocação de 72 diferentes espíritos.


 Os 72 Demônios
Você encontrará uma descrição detalhada de cada demônio clicando no nome de cada um deles.
Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

3 comentários:

  1. Estou estudando muito para conhecer as praticas e evocação goética.

    ResponderExcluir
  2. eles são análogos aos 72 anjos ou são outras representações deles?

    ResponderExcluir
  3. A maioria das fontes dizem que eles são distintos, mas tem quem assim como eu acredite que eles são uma coisa só com nomes diferentes para a cabala e para a goétia.

    ResponderExcluir

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.