quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Paralisia do Sono

Paralisia do Sono (tambem conhecida com Catalipsia do Astral ou Catalepsia Projetiva) é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer. 

Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM (O sono R.E.M., ou Rapid Eye Movement "movimento rápido dos olhos" é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos), a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas. 

Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas. 

Os sintomas da paralisia do sono incluem: 

Paralisia: ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia. 


Percepções: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode sentir presenças atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As percepções parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o. Há também pessoas que relatam terem saído do corpo, ou até "flutuar". Em projeciologia, este fenômeno natural é chamado de catalepsia projetiva, que são os momentos que precedem ou sucedem a projeção da consciência. Normalmente estamos inconscientes durante a projeção da consciência que ocorre durante o sono do corpo físico, mas alterações no padrão de sono, ou exercícios metódicos podem despertar a lucidez e trazer domínio da projeção da consciência. 

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados completamente assustadores para algumas pessoas. 


A paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, prevenindo assim movimentos corporais durante um sonho. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já foi sugerido que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos, essa melatonina esta ligada ao consumo excessivo de bananas em um certo horário do dia, entre 14:00 H e 20:00 H ou pelo menos 5 horas antes de dormir e 3 horas depois de acordar. 

Vários estudos concluíram que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono pelo menos uma ou duas vezes em suas vidas. 
Muitas pessoas que freqüentemente passam pela paralisia do sono também sofrem de narcolepsia. Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:
  • A indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido ou projeção da consciência. 
  •  Dormir de barriga para cima 
  •  Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono 
  • Stress elevado 
  •  Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém 
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio. 
  •  Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas 
Como se libertar da Paralisia do Sono
Existem algumas técnicas que se pode utilizar para sair do estado de paralisia o mais rápido possível. As mais eficazes são: piscar os olhos incessantemente, tentar mexer apenas os dedos dos pés (tentar mover um braço ou uma perna, que são músculos maiores, atrasa ainda mais o despertar) ou respirar profundamente várias vezes seguidas (o oxigênio em excesso desperta o cérebro num instante). 

Também é frequente a paralisia do sono ocorrer várias vezes durante uma mesma noite. Para evitar que ocorra mais do que uma vez, basta após despertar do primeiro episódio, olhar diretamente para uma luz forte durante um minuto, e aí voltar a dormir que certamente não ocorrerá mais nenhum episódio na mesma noite.

O tratamento consiste no uso de medicamentos.
Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

4 comentários:

  1. Muito boa postagem, bem explicativa... Já passei por essa situação várias vezes, e ainda passo,mas com menos frequência... Realmente das primeiras vezes o sentimento é de pÂnico, medo total... a pessoa não sabe o que está acontecendo. Com o tempo fui aprendendo a me manter calmo e, digamos, curtir a viagem rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Esse post foi essencial,minha irmã sofre disso e sofria mais ainda pq achava q ela era a unica. Agora ela ficou bem mais tranquila pq ja sabe o q é,muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu tive várias experiências dessas,ás vezes acontece quando estou dormindo a algum tempo,outras vezes me acontece logo após eu adormecer.É muito desagradável,sinto um zumbido forte nos ouvidos e peincilamente dentro da cabela,sinto uma agonia no pescaço como se alguém estivesse segurando o pescoço.
    Quando acordo eu percebo que já estou imóvel,paralizado,não consigo mexer nada,só consigo sair desse estado com muito esforço,procuro mexer alguma parte do corpo,abriri os olhos é quase impossível,se conseguir abrir os olhos o fenomeno passa ou se conseguir emxer alguma parte do corpo,mas é muito dificil.
    Com o passar do tempo,percebi que logo após eu me sentir imóvel e com zumbido na cabeça ou nos ouvidos,meu espirito sai do meu corpo.
    Da última vez,eu estava dormindo e senti o zumbido e meu corpo imóvel e de repente senti que estava deslizando para o lado esquerdo,era meu espirito que saiu do corpo,o interessante é que eu exergava tudo no escuro e ainda senti a presença de outro espirito,as esse era espirito de morto.
    Saí procurando pelo recinto,até que o encontrei,estava meio que escondido,quando me viu,ficou com cara de raiva,era franzino,pequeno,bem magro,vestia um terno preto,óculos de armação preta e grossa,com barba.
    Pedi auxilio ao meu anjo da guarda mentalmente e no meio do recinto surgiu uma bola de luz que explodiu clarenado tudo e quando percebi aquele espirito de trno preto havia sumido,voltei ao meu corpo e acordei transpirando.
    Já me acostumei com o fenomeno.
    A paralisia do corpo durante o sono é uma sensação extremamente desagradável causa muito pânico.
    Uma dica para quem passa por isso e sente medo: Assim que começar a escutar um zumbido forte na cabeça ou nos ouvidos,abra os olhos rapidamente,levante-se e aceda a luz,espere por meia hora e deite-se novamente,pode ser que aconteça navamente,repita o processo.
    Um dia você se acostuma com isso.

    ResponderExcluir
  4. Q sorte a sua por serem so zumbidos. Comigo ja é tão diferente, escuto tantos gritos de homen mulheres q naum da pra distinguir oq estão gritando ou falando q as vezes tem algumas vozes no meio dos berros. O pior e naum consiguir se mecher e vendo seu quarto com algumas sombras ao redor e naum poder fazer nada a não ser esperar e depois q passar virar pro lado e durmir e esperar pelos proximos gritos ='(

    ResponderExcluir

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.