A Síndrome de Cotard também chamada de delírio de Cotard, síndrome do cadáver ambulante, delírio nihilista ou delírio de negação é uma síndrome rara de fundo psicológico onde a pessoa acredita estar morta, não reagindo a estímulos exteriores nem a outras pessoas. Também pode acreditar que está com seus órgãos internos podres ou apodrecendo.
Geralmente o tratamento envolve o uso de antidepressivos com sessões de eletrochoque. É uma doença mental relacionada a hipocondria e a Síndrome de Capgras.
A pessoa afetada pela síndrome de Cotard acredita ter morrido, sofrido putrefação do corpo ou simplesmente não existir.
Nomeado por Jules Cotard, neurologista francês descobridor da síndrome, que ele chamou ("delírio de negação"), em uma conferência em Paris , em 1880 .
Cotard descreveu o caso de um paciente, a que deu o apelido de Mademoiselle X, que negou a existência de Deus e do diabo, e de várias partes do seu corpo e da necessidade de nutrição. E mais tarde, ela começou a acreditar que não poderia mais morrer de morte natural e tinha sido condenada a eternidade.
Os pacientes passaram a acreditar que os seus órgãos internos paralisaram todas as funções, os seus intestinos não funcionam, o seu coração não está batendo ou esta até mesmo podre, chegando a apresentar algumas alucinações olfativas confirmando seu delírio (odores, como carne putrefação). Na sua forma mais complexa o paciente chega para defender a idéia de que ele esta realmente morto, e está com pessoas mortas ao seu redor. Juntamente com essa crença de morte do paciente, aparece também um senso de imortalidade, como se ele tivesse “perdido sua alma”.
A síndrome pode ocorrer no contexto de uma doença neurológica ou mental e está particularmente associada com a depressão e desrealização. Embora a depressão grave, delírio típico possa ser visto também em outras doenças mentais graves como (demência com sintomas psicóticos, esquizofrenia , psicose , devido a condições médicas ou tóxicos).
A mente humana e seus mistérios... interessante pensar como podemos possuir várias formas de "loucura".
ResponderExcluirE como tudo o que pensamos se manifesta e se materializa.é óbvio que esse pessoal está de uma certa forma mortos.Mas o que deve ter de encosto com esse pessoal,não e brincadeira não
ResponderExcluir