quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tiyanak

O Tiyanak (Tianak) é uma criatura vampírica da mitologia filipina que imita a forma de uma criança. Tiyanak são criaturas muito vingativas e grande maioria vivem em florestas. Descrito com sendo malévolo com viajantes que estão perdidos, ou que sequestram crianças.

Quando vêem um ser humano, eles se transformam no que parece ser um bebê normal e choram para atrair viajantes desavisados para a floresta. Uma vez que ele é pego pela vítima, quando a pessoa chega bem perto, ele reverte à sua forma verdadeira ataca e come sua vitima.


Várias lendas têm versões ligeiramente diferentes do folclore Tiyanak, mas em todas as histórias todos concordam sobre sua capacidade de imitar um bebê, com sua capacidade de imitar os gritos de um bebê para atrair suas vitimas. Em algumas lendas, o Tiyanak pode assumir a forma de uma criança específica. 

Alguns dizem, que ele mantém a forma geral de um bebê, mas com garras afiadas e dentes para atacar sua vítima. Outros que ele compartilha algumas semelhanças com anões e está associada de forma semelhante na terra. Nesta versão, a forma "verdadeira" da Tiyanak é a de um velhinho com a pele enrugada, uma longa barba e bigode, um nariz achatado e olhos do tamanho de moedas. A mesma história diz que um Tiyanak é relativamente imóvel, pois sua perna direita é muito mais curta do que a outra. Esta deformidade o obriga a mover-se pulando ao invés de andar, o que torna difícil caçar ou perseguir as vítimas, mas a sua capacidade de imitar um choro de bebê compensa essa desvantagem. Em outra versão, é visto de maneira sobrenatural voando pela floresta (ainda na forma de um bebê) e em uma lenda da ilha de Mindoro ele se transforma em um pássaro preto antes de voar.


E na outra versão de Pampanga (província das Filiinas), o Tiyanak é descritos como pessoas pequenas e que flutuam pelo ar, mas próximo ao chão . Eles têm narizes grandes, bocas largas, grandes olhos ferozes e vozes agudas. 

Existem várias histórias sobre como Tiyanaks veio a ser. Os Mandaya alegam de que o Tiyanak é o espírito de uma criança cuja mãe morreu antes de dar à luz. Isso fez com que ela tenha "nascida no chão", ganhando assim seu estado atual.  Uma criatura semelhante e sobrenatural no folclore malaio  é a Pontianak, que era uma mulher que morreu antes de dar à luz. 

Com a colonização espanhola das Filipinas, no século 16, o mito Tiyanak foi integrado ao cristianismo. O Tiyanak na versão cristã eram supostamente as almas das crianças que morreram antes de serem batizadas. 
Após a morte, elas iriam para um lugar conhecido como Limbo, para uma câmara do inferno onde pessoas não batizadas caiam depois de mortas, e assim transformavam-se em espíritos malignos. Ou ainda o Tiyanak também podiam ser a prole entre um demônio e um humano.


Em tempos modernos nas Filipinas, esta definição foi estendida para fetos abortados que voltavam da morte para se vingar de quem o privou da vida. Esses fantasmas retornavam ao mundo mortal  na forma de goblins para comer as vítimas vivas.

Segundo as lendas existem várias medidas eficazes para se defender contra Tiyanak. Para aqueles que se desviaram de seu caminho por conta dos gritos da criatura acredita-se que o feitiço pode ser quebrado vestindo suas roupas ao avesso. O Tiyanak ao ver esse método humorístico de proteção, deixaria de ir ao viajante e voltaria para a selva. Ruídos altos, como uma celebração de ano novo também pode ser uma medida para para afastar o Tiyanak para longe da vizinhança. Outra forma de repelir esses vampiros são alhos e o rosário que é  acreditado repelir o Tiyanak.
Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.