Yan-gant-y-tan é o nome de um demônio da Bretanha. No Dictionnaire Infernal, dá o significado do seu nome como "Wanderer in the Night" (vagabundo da noite), mas a tradução do seu nome de Bretão, parece derivar de "John with the Fire" ("John com o Fogo"). Encontrar com ele, é diz-se ser um mau presságio.
Yan-gant-y-tan, vagueia nas noites de Finistère. Ele possui cinco velas sobre os seus cinco dedos da mão direita e gira-os como uma roda de fogo flamejante, como um resultado ele é incapaz de parar, com medo de apagar a luz.
Uma maneira de afastar o mau agouro de Yan-gant-y-tan, é deixar um pequeno saco de ouro ou corrente de ouro em torno de um posto de viajantes que Yan-gant-y-tan irá roubar e sair de sua casa.
Ele é frequentemente descrito como um velho troll ou Homem selvagem peludo, mas a única maneira de distingui-lo de outras criaturas, são as 5 velas na sua mão direita .
Muitas vezes, ele é foi visto ao lado das estradas e nos caminhos próximos as florestas.
Em contraste com a sua natureza como um mau presságio, diz-se que, se alguém ficar sem a sua lanterna de luz, por descuido, ele pode aparecer e dar cinco velas a pessoa que não term nenhuma iluminação, e assim, ilumina o caminho para um viajante no resto da noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.