quinta-feira, 11 de abril de 2013

Damballa - Deus Vodu Serpente


No Vodu haitiano, Damballa é um dos mais importantes de todos os Loa (deus vodu). Ele é tanto membro da família Rada, como Loa. O pai de todos os Loa e, juntamente com sua esposa/companheira Ayida Weddo, considerado no Vodou haitiano o Loa de criação. 

É representado como uma serpente que forma o arco dos céus, associa-se estreitamente com cobras e ele viaja na terra por vales profundos. 

Algumas de suas canções rituais indicam que ele "transporta os antepassados" nas costas, na sua volta ao Ginen (casa espiritual do Loa, e o pós-vida). Sua esposa é a serpente arco-íris Ayida Weddo (ele também é casado com a Erzulie Freda). 


Como um loa da nação Rada está associado com a cor branca. Suas oferendas são muito simples e que ele prefere um ovo em um monte de farinha. Algumas casas também servem-lhe com anisete (licor de anis) e xarope de milho. 

Visto como uma serpente muito poderosa seus movimentos são usados ​​para explicar terremotos e maremotos nos oceanos. Damballa é visto como uma enorme serpente branca que muitas vezes anda terra fazendo um arco-íris junto com sua esposa. 

Alguns fiéis ficam possuídos por este deus durante cerimônias de vodu. Damballa não fala através deles quando se apresenta em sua posse, conforme alguns Loas gostariam, mas fazem um barulho semelhante como uma serpente. Em alguns ramos Voodoo ele é conhecido como “Damballah nan flambo” e você pode ouvi-lo falando através de uma chama, assim como Deus falou a Moisés através da sarça ardente.

Na maioria das casas, ele é sincretizado com uma das imagens católicas de Moisés ou St. Patrick.


Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.