segunda-feira, 25 de março de 2013

Vrykolakas


O vrykolakas, variante vorvolakas ou vourdoulakas é uma criatura morta-viva prejudicial no folclore grego. Ele tem semelhanças com diversas criaturas lendárias, mas geralmente é equiparado com o vampiro do folclore dos países vizinhos eslavos. 

Os gregos tradicionalmente acreditavam que uma pessoa poderia se tornar um vrykolakas depois da morte devido a um modo de vida profano, uma excomunhão, um enterro em solo não-consagrado, ou comer a carne de uma ovelha que havia sido ferido por um lobo ou um lobisomem. Alguns acreditavam que um lobisomem em si poderia tornar-se um poderoso vampiro depois de ser morto, e manteria as presas de lobo assim como, as palmas das mãos peludas, e os olhos brilhantes que anteriormente possuía. 

Os corpos de um vrykolakas têm as mesmas características distintivas que os corpos dos vampiros no folclore dos Balcãs. Eles não se deterioram, em vez disso, eles incham e podem até atingir a forma de um "tambor", tambem têm uma pele avermelhada, e são, repletos de sangue novo e fresco. Acreditava-se que pessoas com cabelo vermelho e olhos cinzentos, seriam vampiros de acordo com as lendas perto da região da moderna Sérvia. 

As atividades dos vrykolakas são quase sempre prejudiciais, deixando seu túmulo e "perambulando", através de atividade semelhante ao poltergeist, e até causando epidemias na comunidade. Entre outras coisas, acreditava-se que a criatura perambulava batendo nas portas de casas e chamando o nome dos moradores. Se não recebesse resposta pela primeira vez, ela vai passar sem causar qualquer dano. Se alguém atendesse a porta, o azarado morreria em poucos dias depois e tornaria-se mais um vrykolakas. Por esta razão, há uma superstição presente em determinados aldeias gregas que não se deve responder a uma porta até a segunda batida. Lendas dizem também que vrykolakas esmagam ou sufocam pessoas ao dormir, sentado sobre elas, como incubus (ou paralisia do sono).

Segundo as lendas dizem para acabar com um Vrykolaka, deve-se destruir o seu corpo, pois se  for deixado sozinho ele torna-se mais e mais poderosos. De acordo com alguns relatos, isso só pode ser feito no sábado, que é o único dia em que o vrykolakas repousa em seu túmulo. Isso pode ser feito de várias maneiras, as mais comuns são exorcismo, empalando, decapitação o corte em pedaços, e especialmente cremar o cadáver suspeito, de modo que possa ser libertado da vida e morte. 

Apotropaicos são objetos ou práticas que eram destinados a impedir que um falecido recentemente se transformar em um fantasma morto-vivo. Uma dessas praticas que generalizou foi enterrar um corpo de cabeça para baixo, colocavam objetos como foices perto do túmulo para que quaisquer demônios que entrassem do morto não tentasse de sair de seu caixão. 

Os primeiros relatos ocidentais de crença em vrykolakas são de meados do século 17, em composições de autores como Leo Allatius , e François Padre Richard, que tendem a confirmar as histórias. Um dos poucos exemplos do vrykolakas usado na arte popular e da mídia está no filme Ilha dos Mortos. O filme gira em torno de um grupo de pessoas em uma pequena ilha, cujas vidas estão ameaçadas por uma força que alguns acreditam ser a praga, e outros acreditam ser o trabalho de um vorvolaka . 

Escavações arqueológicas em Lesbos, na sua capital de Mitilene teriam descoberto dois enterros em cemitérios vrykolakas iniciais. Ambos eram homens de meia idade enterrados em criptas especiais com 20 pontos através da virilha, pescoço e tornozelos, um método típico dos Balcãs de lidar com um suspeito fantasma.

Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.