Bakunawa, também conhecido como Bakonawa, Baconaua, ou Bakonaua, é uma divindade na mitologia filipina que é muitas vezes representado como uma serpente do mar gigante. Acredita-se ser o deus do submundo e é muitas vezes considerado como a causa dos eclipses.
Ele aparece como uma serpente do mar gigante com uma boca do tamanho de um lago, uma língua vermelha, os bigodes, brânquias, pequenos fios de seus lados, e dois conjuntos de asas, um são grandes e cinza, enquanto o outro é pequeno e são encontrados mais baixo de seu corpo.
Contos sobre a Bakunawa dizem que ele é a causa de eclipses. Durante os tempos antigos, filipinos acreditavamm que há sete luas criadas por Bathala para iluminar o céu. O Bakonawa, maravilhado com sua beleza, subiria do oceano e engolir toda luas, irritando Bathala e levando-os a serem inimigos mortais.
Para evitar as luas fossem completamente engolida pelo Bakonawa, os filipinos antigos saiam de suas casas com as panelas e potes, fazendo barulho para assustar o Bakonawa para cuspir a lua de volta para o céu.
Na literatura popular Filipina, o Bakonawa tem uma irmã na forma de uma tartaruga marinha. A tartaruga iria visitar uma ilha nas Filipinas, a fim de colocar seus ovos. No entanto, os moradores logo descobriram que cada vez que a tartaruga ia a praia, a água parecia segui-la, assim, reduzindo o tamanho da ilha. Preocupados que sua ilha acabasse por desaparecer, os moradores mataram a tartaruga marinha.
Bakunawa por confuzzledMia |
Quando o Bakunawa descobriu sobre isso, surgiu a partir do mar e comeu a lua. As pessoas estavam com medo e oraram para Bathala punir a criatura. Bathala recusou, mas disse a eles para bater algumas panelas e frigideiras, a fim de perturbar a serpente. Ao fazer isso a Lua foi então regurgitadas enquanto o Bakunawa desapareceu, para nunca mais ser visto novamente.
A ilha, onde a tartaruga colocava seus ovos é dito que existem hoje. Algumas fontes dizem que a ilha pode ser apenas uma das ilhas da Tartaruga.
Um livro infantil moderna está escrito sobre a criatura. O texto do livro incluem o seguinte :
Há muito tempo atrás, havia sete luas
que aumentava e diminuía em conjunto.
As pessoas estimavam-nas como jóias no céu
do deus supremo, Bathala.
Lá embaixo, no mar,
viveu um enorme dragão chamado Bakunawa,
o deus das trevas e do desespero.
Uma noite, enquanto olha para as luas,
ele pensou, "As luas são tão legais e suave.
Seu brilho pode iluminar o fundo do mar.
Eu me pergunto se eles são tão delicioso quanto parecem? "
Bakunawa decidiu que tinha de ter uma lua.
"Existem tantas luas
ninguém deve perceber que está faltando", ele pensou.
Com um salto poderoso voou do mar
e engoliu uma das luas.
Bakunawa orgulhosamente nadou
com uma lua brilhante em seu estômago.
Enquanto ele nadava, a lua mudou em seu corpo
agradando-o e fazendo-o sorrir.
Mas logo, ele percebeu
que a lua estava derretendo como doces.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.