segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Codex Seraphinianus


O Codex Seraphinianus é um livro escrito e ilustrado pelo designer gráfico e arquiteto italiano, Luigi Serafini, durante o final dos anos 70. Durante trinta meses o artista italiano dedicou-se integralmente a dar forma ao Codex Seraphinianus, tendo como resultado um livro de quase 400 páginas.

O Codex é um livro extravagante, produzido com o intuito de ser uma enciclopédia para um mundo imaginário em um universo paralelo, com comentários copiosos em uma linguagem incompreensível. Ele foi escrito em um roteiro florido, totalmente inventado e completamente ilegível, e ilustrado com pinturas em aquarela. O Codex é dividido em um número de seções (cada um com sua própria tabela de conteúdos, os números das páginas estão na base- 21 ou base- 22), tratando de maneira fantástica e visionária, temas como zoologia, botânica, mineralogia, etnografia, arquitetura, etc. de Há cenas panorâmicas de festivais incompreensíveis e diagramas de encanamentos.




O Codex Seraphinianus é para esse mundo imaginário o que a Enciclopédia de Diderot é para o nosso. Obviamente, Serafini não estava apenas tentando criar um mundo alternativo consistente, mas sim uma espécie de paródia elaborada do mundo real.

 O script inventado do livro imita os sistemas de escrita de estilo ocidental (escrever em fileiras da esquerda para a direita; um alfabeto com letras maiúsculas e minúsculas, provavelmente um conjunto separado de símbolos para escrever números), mas é muito mais curvilíneo, lembrando alguns scripts semitas. A escrita parece ter sido projetada para parecer, mas na verdade não é, significativa, como o Manuscrito de Voynich.

No seu melhor, o Codex Seraphinianus é realmente divertido e surrealista; no seu pior, é tedioso, cafona, e infantil. Este livro foi certamente inspirado no Manuscrito Voynich e concebido com o espírito de Hieronymus Bosch em mente.

Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.