sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Número 13

A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, tem um intendimento tão incerto que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte.

O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na India, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. 

Na China, não raro os anuncios místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. 
Nà civilização cristã nos Estados Unidos o número 13 tem muita estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa

Na Mitologia Cristã
A crença de que quando o dia 13, cai em uma sexta-feira, é dia de azar, tornou-se a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mas antigo que isso, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica.

Na Mitologia Nórdica
Encontramos esta superstição na mitologia nórdica, onde Odin, deus de Asgard, ofereceu a seus convidados, um banquete no Valhalla (uma espécie de paraíso nórdico), para o banquete Odin, havia convidado 12 deuses, e acabou deixando de fora Loki. 

Loki (espírito do mal e da discórdia) enfurecido foi até o banquete e estava tentando participar de todas as formas, isto traria um total de 13 pessoas a mesa, o que já era tido como impróprio e sinal de mal sorte. Ele influenciou Hoder, irmão mais novo de Balder, a iniciar uma briga contra seu irmão, e assim o matando-o com uma flecha .

Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era má sorte sem duvida.

Segundo outra lenda, Friga, a deusa do amor e da beleza era (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira), se reunia todas as sextas com 11 bruxas e o demônio e os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Pois quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. 

Mito Recente
Conta-se que no ano de 1898, um empresário inglês chamado Woolf Joel, promoveu um jantar, e teria 14 convidados, porem um de seus convidados não pode comparecer, e cancelou sua presença no ultimo minuto. O empresário, ignorou os mitos com relação a ter apenas 13 pessoas a mesa, e deu segmento a seu jantar. Três semanas depois, Woolf viajou para Africa do Sul, e foi morto a tiros. Desde então o hotel Savoy, não permite que grupos com 13 pessoas realizassem refeições, incluindo a mesa um funcionário para completar 14 pessoas. Porém em 1920 o hotel encomendou uma linda estatua de um gato preto chamado Kaspar, desde então o gato vem sendo utilizado para compor a mesa.


Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Um comentário:

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.