Automatonofobia é basicamente o medo de bonecos de ventríloquo, criaturas animatrônicas e estátuas de cera. As pessoas afetadas por esta condição se sentem muito desconfortáveis quando perto de estátuas de cera e bonecos. Começam a ter ataques de pânico cujo níveis diferem de paciente para paciente. Algumas pessoas são acometidas de batimentos cardíacos irregulares enquanto outras experimentam respiração rápida e náuseas. A vida social torna-se difícil para essas pessoas, que não podem ir a lugares onde haja shows de marionetes, visitar museus ou até mesmo lojas.
Olhando para manequins, pessoas que sofrem com essa fobia tendem a ter ataques de pânico e com isso, tentam evitar ir a centros comerciais. Não adianta expor uma pessoa com automatonofobia a manequins ou estátuas de cera, pois isso só agrava a situação. Algumas pessoas pensam que a exposição repetitiva da vítima a manequins irá resolver o problema, quando na verdade só ajuda a piorar a situação. A melhor coisa a se fazer é o paciente visitar uma clínica para tratar a fobia ou um psicólogo, com objetivo de descobrir a causa da fobia através de aconselhamento e então, eliminar o problema.
Olá meu nome e João Pedro tenho 12 anos e desde pequeno sempre tive medo de bonecas,e coisas do tipo, nunca consegui olhar para uma boneca e n sentir medo ou sair de perto, e sempre fui zoado pelos meus amigos, que amarravam cordas nas bonecas de suas irmãs e as colocavam perto de vim quando estava distraído.Certa vez fui ate parar no hospital por ter desmaiado de medo em uma dessas "Brincadeiras" já fui ate em psiquiatras e nada adiantou . enfim gostei muito da matéria de vcs parabéns
ResponderExcluirSe afasta desses amigos João Pedro isso não é brincadeira que se faça não. Enfim quando eu era mais nova eu tive uma experiencia assustadora com uma boneca também. As vezes eu penso que foi minha imaginação, mas mesmo assim eu não esqueço o que vi. O difícil é que tenho que conviver com varias bonecas em casa hoje em dia por causa da minha filha que adora bonecas de todos os tamanhos.
ExcluirHey, meu nome é Vitória Caroline – Vick para os íntimos – tenho 19 anos, minha fobia veio por meio de uma boneca minha na qual eu amava – até hoje me pergunto que eu via naquela boneca. Meu problema são com meus amigos, eles instistem em trazer bonecas para próximos de mim, e eu até já tentei afastar deles, porém, foi em vão. Tem como curar essa fobia? Porque se eu não fizer isso, mais cedo ou mais tarde meu trauma pode multiplicar.
ResponderExcluirCom relação a tua fobia eu acho que fazendo terapia você se cura, agora se afasta desses amigos tambem poque eles querem te deixar maluca
ExcluirMeu medo começou do assistir o filme Chuck o boneco assassino,desde pequena sempre achavam que eu era muito menino por não gostar de bonecos,nunca pode me defende porque não sabia exatamente o que eu tinha,mas gostei muito da matéria. :)
ResponderExcluir