terça-feira, 1 de outubro de 2013

Eisoptrofobia


Eisoptrofobia é uma palavra derivada do grego "eis" (em, dentro de) e "optikos" (visão). É um medo anormal e persistente de espelhos. As pessoas que possuem essa fobia experimentam uma ansiedade exagerada mesmo que eles percebam que seu medo é irracional.

A atriz Pamela Anderson é provavelmente a eisoptrofóbica mais famosa do mundo. " Eu tenho essa fobia - Eu não gosto de espelhos. E eu não me assisto na televisão. Se alguma coisa aparecer, eu trato de desligá-la, ou então eu saio da sala. ", diz ela em uma entrevista.

Superstições sobre espelhos

De acordo com Catherine O'Neill, gerente de serviços de conscientização da organização sem fins lucrativos AnxietyUK, " O medo de espelhos parece ser semelhante em sua natureza a algo como o medo do número 13, em acreditar que ele pode ter alguma base supersticiosa. " Na verdade, de todos os objetos em nossa cultura, o espelho parece ter atraído uma enorme gama de conotações negativas.

Segundo Myrriah Lavin em seu livro" The Mirror ", os romanos foram os primeiros a fabricar espelhos de vidro. Eles atribuíram os sete anos de azar após a quebra de um espelho à sua crença de que a vida renova-se a cada sete anos.


Outras superstições giram em torno da idéia do espelho atuar como um receptáculo para a alma. Então, se alguém morre, os espelhos da casa devem ser cobertos para evitar que a alma do falecido entre no espelho. Receber um espelho da casa de uma pessoa morta é considerado um mau presságio. Espelhos assombrados podem cair sozinhos das paredes e se quebrarem, numa tentativa dos fantasmas presos de se libertarem.

Velas muitas vezes participam nas superstições sobre espelhos. Em algumas dessas superstições, as pessoas são advertidas a nunca olhar para um espelho à luz de velas - pois fazer isso irá revelar uma infinidade de habitantes de outros mundos.

Alternativamente , dizem que olhar para um espelho posicionado entre duas velas brancas de altura faz com que a pessoa veja o espírito de um ente querido que já faleceu. Na ausência de velas, há também a lenda da Maria Sangrenta, que segundo a lenda, pode ser invocada ao se dizer três vezes seu nome em frente a um espelho.


Possíveis explicações para a origem da fobia de espelhos

A duradoura idéia de que o azar cairá sobre aqueles que quebrarem um espelho pode ser simplesmente um mito inventado pelos pais. Antes do forro de prata ser inventado, espelhos impecáveis eram um luxo caro - a sua substituição produzia um déficit indesejável na renda familiar.

Outra razão pode ser atribuída ao fato de que a parte traseira dos espelhos eram cobertas com mercúrio. A exposição ao mercúrio pode danificar o coração, rins, pulmões, cérebro e sistema imunológico e ainda resultar em morte. De fato, o Centro de Controle de Doenças (CDC ) lançou um estudo citando os perigos do envenenamento por mercúrio de antiguidades quebradas ou danificadas, e é possível que espelhos antigos possam vir a estar na lista de substâncias perigosas .

Tratando a Eisoptrofobia

Quaisquer que sejam as razões para os espelhos terem uma má fama na história cultural, para algumas pessoas, são um objeto de medo que aparentemete explicações lógicas não serão fáceis de remover.

"Para eisoptrofóbicos, eu recomendaria tanto Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) ou Hipnoterapia, dependendo da preferência do indivíduo", diz Catherine O'Neill sobre as possibilidades para o tratamento para fobias de espelho .

O'Neill conclui: " O TCC tem se mostrado muito eficaz no tratamento de ansiedade e funciona gradualmente expondo a pessoa ao fator que ela teme, junto com o trabalho sobre os pensamentos que possam estar dirigindo o seu medo. Hipnose utiliza a visualização, relaxamento profundo e sugestões para ajudar a aliviar medos e fobias e nós recebemos muitos comentários positivos sobre ela para fobias específicas . "

A solução mais fácil seria, obviamente, evitar o desenvolvimento da fobia em primeiro lugar. Para fazer isso é necessário anular quaisquer superstições em torno do espelho. Dado que tão poucos realmente entendem os mecanismos pelos quais os espelhos funcionam, provavelmente isso não deverá acontecer tão cedo.




Gostou? Então deixe seu comentário querido bizarrinho. Ele seráá bem vindo!

5 comentários:

  1. Oi Dama Gotica... Eu li praticamente tudo do Meu Monstrinho Bizarro e achei tão ruiM quando cheguei no final dos posts se vc poder me indicar um blog com o tanto de terror e pertubação q o seu me causou iria adorar pq a maioria dos outros blogs q encontrei axei muito infantis as historias kkkkk Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações
      Grande parte dos parceiros do Monstrinho Bizarro são tão ou mais assustadores que ele ^^

      Excluir
  2. Eu tenho isso.. Morro de medo.. Tento sempre não olhar para o espelho se estiver sozinha ou meio escuro.. Imagino coisas no espelho e quase fujo ou choro.. No entanto, durante o dia nem tenho medo pq nem me lembro..

    ResponderExcluir
  3. O meu medo é me olhar no espelho e ver algo ou alguém atrás de mim ou no meu lugar, medo de ver coisas assustadoras refletidas no espelho

    ResponderExcluir
  4. Tenho medo quando vejo cabelos brancos e rugas rsrs

    ResponderExcluir