O Tió de Nadal é uma bizarra tradição de Natal da região da Catalunha, na Espanha. Nadal significa Natal em catalão e Tió significa tronco de árvore ou "tolete". Por isso, é basicamente uma tradição do tronco de árvore, com uma face pintada e duas patas dianteiras, que faz cocô. Só que no lugar de cocô ele faz presentes, é claro!
O Tió de Nadal faz uma aparição nas casas todos os anos no dia 8 de dezembro, na festa da Imaculada Conceição. Crianças devem manter o tolete como um animal de estimação até o Natal, alimentando-o e mantendo-o aquecido com uma manta. Eles acreditam que o tolete vai crescer se alimentado e protegido adequadamente.
Não existe tal coisa como o crescimento do toco, é claro. Os pais realmente substituem os toletes todos os dias com troncos maiores. Em alguns lugares isso é tarefa fácil, basta ir no quintal, encontrar um pedaço de madeira e pintar um rosto nele. Mas os pais urbanos têm que se esforçar mais se quiserem manter a tradição. Eles são obrigados a caminhar pela floresta para encontrar toletes de Natal maiores ou então comprá-los em lojas especializadas.
O Tió de Nadal considerado adulto na véspera ou no dia de Natal. O tolete adulto é colocado no centro da sala e coberto com um grande cobertor vermelho. As crianças se reúnem ao seu redor, cantam e batem no Tió com paus repetidamente, até que ele cague todos os presentes. Antigamente, a tradição se baseava em colocar o tronco na fogueira, ordenando-lhe defecar. Só que na atualidade não há muitas famílias modernas com lareiras, então agora é só surrar o coitado até que se borre inteiro.
Uma das canções mais populares é a canção Caga Tió, que é mais ou menos assim:
Caga tió (Caga tolete)
ametlles i torró (amêndoas e torrones)
no caguis arangades (não cague arenques)
que són massa salades (Porque são muito salgados)
caga torrons (cague torrones)
que són més bons (que são mais gostosos)
Caga tió (Caga tolete)
ametlles i torró (amêndoas e torrones
si no vols cagar (se você não cagar be,)
et donaré un cop de bastó (vou te dar uma paulada)
Caga tió!
Segundo a tradição, antes de bater no pobre Tió, todas as crianças devem sair da sala e rezar para o coitado entregar muitos presentes. Isto, naturalmente, é a oportunidade perfeita para os adultos esconderem os presentes debaixo do cobertor. Você não estava pensando que o toco cagava os presentes de verdade né?
A tradição de tolete de Natal também é às vezes chamado Caga Tió de Nadal, que adulto mede cerca de 30 cm de comprimento e fica em pé sobre duas patas curtas dianteiras. Um rosto largo e sorridente é pintado na sua extremidade superior, com um nariz tridimensional. Um pequeno chapéu feito em geral com uma meia vermelha melhora a aparência do Tió de Nadal.
Os presentes cagados pelo tolete eram geralmente pequenos em tamanho: doces, castanhas, balas, bombons e, às vezes, até mesmo figos secos. Quando não há mais nada para defecar, ele solta um arenque salgado, um dente de alho, uma cebola, ou faz xixi no chão (os pais escondem um pequeno vasilhame com água). Atualmente o Tió defeca todo tipo de presentes para a alegria da criançada.
Estas são adições recentes, em tempos mais antigos o tolete era apenas um pedaço de madeira mágico que ardia na lareira. Um tronco que, ao queimar, dava bens tão preciosos quanto o calor e a luz, e que de forma simbólica oferecia presentes aos da casa: doces, balas e torrones. Ainda é possível encontrar, em alguns vilarejos, casas onde o Tió é apenas um grande tronco que é colocado para ser queimado uns dias antes do Natal
fonte: http://www.mdig.com.br/
Impossível não lembrar de South Park e o Mr. Hankey, o cocô de Natal kkk
ResponderExcluir