segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Ossuário de Sedlec


O Ossuário de Sedlec é uma pequena capela católica localizada abaixo da Igreja e Cemitério de Todos os Santos em Sedlec, um subúrbio de Kutná Hora, República Checa. Estima-se que o ossuário contenha entre 40,000 e 70,000 esqueletos, a maioria dos quais arranjados de forma a decorar e mobiliar a capela. O local está entre as atrações turísticas mais populares da República Checa, atraindo em torno de 200,000 visitantes por ano.

Conhecido por muitos como "A Igreja Óssea", o Ossuário de Sedlec exibe algumas das obras mais macabras do mundo. Além de um esplêndido lustre de ossos, composto a partir de quase todos os ossos do corpo humano, o ossuário exibe dois grandes cálices de osso, quatro candelabros barrocos de ossos, seis enormes pirâmides de ossos, dois ostensórios ósseos (ostensório é um recipiente usado para exibir o anfitrião Eucarístico), o brasão da família Schwarzenberg, castiçais de crânios e guirlandas de crânios penduradas ao longo da abóboda.


O Ossuário de Sedlec possui uma longa história, iniciada no século XIII, quando o abade do Mosteiro Sedlec, Abbot Henry, trouxe um punhado de terra de volta de uma viagem a terra de Golgotá em Jerusalém. Ele espalhou este "solo sagrado" em todo o cemitério de Sedlec, garantindo esse lugar como um dos cemitérios mais desejados por pessoas de toda a Bohemia e também de países vizinhos. Todo mundo queria ser enterrado nesse punhado de Terra Santa e mais de 30.000 foram. Mas não demorou muito para que simplesmente não houvesse mais espaço suficiente para que todos pudessem descansar em paz, e os corpos foram transferidos para uma cripta para abrir espaço para os recém-mortos.

Em 1870, um entalhador local, Frantisek Rint foi contratado para a sombria tarefa de organizar artisticamente os milhares de ossos. Rint surgiu com o maravilhoso lustre de ossos, bem como o incrível brasão de armas dos Schwarzenberg - que inclui um corvo bicando a cabeça decepada de um turco - tudo feito de osso humano. Rint foi responsável pelo branqueamento de todos os ossos no ossuário, a fim de dar ao ambiente um olhar uniforme. A assinatura do seu artista ainda está na parede hoje - naturalmente, feita de ossos.


Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

2 comentários:

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.