terça-feira, 2 de abril de 2013

Maria Makiling

Maria Makiling é um personagem da mitologia filipina , que se diz ser um Diwata (equivalente a uma fada ou deusa). Ela habita Monte Makiling na província de Laguna, e protege os animais e as plantas da montanha de quem iria prejudicar ou contaminá-lo. Folclore geralmente retrata como boa e generosa para com os seres humanos, dando-lhes presentes e bênçãos. Mas quando ela é provocada a ira pela ganância e crueldade dos seres humanos, ela retira seus favores e causa punições assustadoras. 

Seu verdadeiro nome não é conhecido, ela é simplesmente chamado de "Makiling Maria", porque "Maria" é um nome genérico para uma mulher, e "makiling" (torta / desigual) refere-se à montanha. Alguns dizem que "Maria Makiling" é o nome espanhol da era de Dian Masalanta , a antiga Tagalog deusa do amor a gravidez e o parto. 

Em uma história, um homem foi caçar um javali selvagem na montanha, e seguiram todo o caminho até a cabana de Maria. Ela o repreendeu por assediar o javali, que era uma de suas criaturas, porem permitiu que ele entrasse para descansar e comer. Mais tarde, quando ele estava saindo, ela lhe deu um Salakot (capacete de abas largas peculiar, principalmente de forma cônica usado pelos filipinos que trabalham nos campos) cheio de gengibre para levar para casa a sua esposa para cozinhar. Como o homem estava andando na montanha, o chapéu parecia cada vez mais e mais pesado, então ele tirou a maior parte do gengibre e jogou fora. Ao chegar em casa, ele descobriu que as peças restantes do "gengibre" tinham se transformado em ouro maciço. Ele retornou para procurar as peças que deixou pelo caminho, mas nunca mais conseguiu encontrar as outras peças que ele tinha jogado fora. 

Em outra história, Maria tinha um amante que era uma espécie jovem agricultor e bonito. Os animais do agricultor eram saudáveis e seus campos nunca foram prejudicados por tempestades ou secas, graças à proteção de Maria. Mas um dia, quando todos os homens solteiros na província estavam sendo recrutados para lutar no exército, os pais do jovem agricultor decidiram mantê-lo seguro, o casando com a filha de uma família rica. Ele foi uma última vez para visitar Maria, que infelizmente concordou que ele pertencia a uma mulher mortal e despediu-se dele, dando um vestido e jóias para sua noiva usar no casamento. De acordo com a história, desde então, Maria não se mostra a mais ninguém. 

Em uma versão um pouco diferente, Maria realmente teve três pretendentes: um fazendeiro humilde, um rico mestiço, e um oficial espanhol. Quando ela declarou seu amor para o agricultor, os outros dois homens estavam com raiva, e um colaborou com o outro para se vingar. Eles prenderam o agricultor por falsas acusações e o condenaram à morte. Pouco antes de ser executado, o agricultor chamou o nome de Maria, mas pelo tempo que ela demorou correndo para baixo da montanha, já era tarde demais. A Maria angustiada culpou raivosamente as pessoas da cidade por permitir que um homem inocente fosse executado. Assustados, os dois supostos pretendentes rapidamente fugiram da província, mas a vingança de Maria encontrou-os, e ambos tiveram mortes violentas. 

Um conto mais moderno fala de um grupo de caminhantes em Monte Makiling que deixaram seu acampamento cheio de dejetos humanos e de latas e garrafas vazias. Em busca de água, os caminhantes caminharam e encontraram-se voltando para o mesmo local varias vezes, não importa o quão longe eles caminhavam. Só depois eles limparam seu acampamento eles conseguiram encontrar água. 
Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Um comentário:

  1. Eu sabia que quando o agricultor se casou com uma mulher mortal. Ela ficou olhando o campo e cada dia que se passava, a plantação ia morrendo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.