quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

João Pestana - Sandman

O João Pestana, é um personagem mítico do sono principalmente na mitologia infantil portuguesa e no folclore do Norte da Europa. O João Pestana é o sono a chegar, um ser muito tímido e assustado que chega devagar quando está tudo silencioso, não faz o mínimo barulho. E quando polvilha areia magica nos olhos das crianças, os olhos fecham-se as pestanas juntam-se, por isso nunca nenhuma criança o viu. 

O grão ou "sono" em um dos olhos ao acordar é suposto ser o resultado do trabalho do Sandman na noite anterior. É equivalente ao Pedro Chosco, que coloca nos olhos das crianças um grãozinho de areia para elas dormirem, e ao Sandman inglês. 

Hans Christian Andersen 's 1841 popular conto Ole-Luk-Oie gravou o Sandman, chamado Lukøje Ole, por sonhos relacionados que ele deu a um menino em uma semana através de sua técnica mágica de aspersão poeira nos olhos das crianças. Andersen escreveu: 

Não há ninguém no mundo que sabe tantas histórias como Ole-Luk-Oie, ou que pode relacioná-los tão bem. À noite, enquanto as crianças estão sentadas à mesa ou em suas cadeirinhas, ele sobe as escadas muito suavemente, pois ele anda em suas meias, então ele abre as portas sem o menor ruído, e joga uma pequena quantidade de muito poeira fina em seus olhos, apenas o suficiente para impedi-los de mantê-los abertos, e para que não o vejo. Então, ele se arrasta atrás de si, e sopra suavemente sobre seus pescoços, até que suas cabeças começam a cair. Mas Ole-Luk-Oie não quer machucá-los, pois ele gosta muito de crianças, e só quer que eles para ficar quieto para que ele possa se relacionar com eles histórias bonitas, e elas nunca são tranquilos até que eles estão na cama e dormindo. Assim que eles estão dormindo, Ole-Luk-Oie assentos-se sobre a cama. Ele está muito bem vestida; seu casaco é feito de tecido de seda, é impossível dizer de que cor, por ele muda de verde para vermelho, e de vermelho para azul como ele se vira de lado a lado. Debaixo de cada braço que ele carrega um guarda-chuva, um deles, com fotos do lado de dentro, ele se espalha sobre as crianças boas, e então eles sonhar mais belas histórias a noite inteira. Mas o guarda-chuva de outra não tem imagens, e isso ele tem sobre as crianças desobedientes para que eles dormem pesadamente, e acordar de manhã sem ter sonhos em tudo. 

ETA Hoffmann (1776-1822) escreveu uma descrição inverso do adorável personagem em uma história chamada Der Sandmann, que mostrou como um personagem sinistro poderia ser feita. De acordo com a enfermeira do protagonista, ele jogou areia nos olhos das crianças que não dormem, com o resultado de seus olhos caindo e sendo coletados pelo Sandman, que, então, leva os olhos para o seu ninho de ferro na lua, e usa -los para alimentar seus filhos. O protagonista da história cresce a associar esta criatura de pesadelo com a figura sinistra de Coppelius genuinamente associados de seu pai. 

O João Pestana é tema frequente nas cantigas de embalar e nas rimas infantis. O João Pestana é sempre aguardado com ansiedade, contrariamente a outras entidades malévolas e assustadoras do sono como a Maria-da-Manta ou o Insonho. 
João Pestana, 
João Pestana, 
Faz dormir 
O menino 
Na cama! 
(rima popular) 
Já lá vem João Pestana 
Pé ante pé voz que 
não engana 
Vem de longe já muito cansado 
Pobre João, coitado 
Faz ó, ó, Menino também 
Faz ó, ó, que o soninho já vem 
(canção de embalar) 

Algumas lendas dizem que ele é irmão mais novo da morte. Quando ele nasceu junto com sua irmã, a morte, a ela foi concedido o poder mais legal e útil que é de matar as pessoas e a ele foi concedido o poder de fazer as pessoas dormir. Como o poder dele era muito ruim ele resolveu sair pelo mundo fazendo as pessoas dormirem. Se alguem vê-lo, o mesmo manda a sua irmã matar, por isso as mortes repentinas noturnas. Ele tem inveja de sua irmã e por isso tenta mata-la só que ela é imortal pois ela é a morte.
Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.