Sinal feito com os dedos da mão, que supostamente afasta doenças, perigos e coisas ruins em geral.
A figa feita com os dedos médio e indicador cruzados vem dos tempos da perseguição aos cristãos (séculos I ao IV). O gesto era uma tentativa de se fazer uma cruz sem atrair a atenção.
Já a figa feita com o polegar era usada pelos romanos e etruscos como um amuleto que simbolizava o ato sexual.
Em italiano, seu nome é uma junção das palavras "mão" e "figo"- fruta que na gíria desses povos significava vagina. O polegar era uma metáfora ao pênis. o polegar, entre os dedos médios e indicador representa o órgão masculino penetrando no feminino. A figa também representa a forma do pé de coelho, animal relacionado à fertilidade e abundância. Para as mulheres da Antiguidade, usar a figa junto ao corpo afastaria o risco da infertilidade.
Embora seja popular em diversas culturas, na Turquia é considerada uma ofensa por conta do significado: o convite ao sexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.