segunda-feira, 2 de junho de 2014

Nefilins - parte 1

De acordo com a Bíblia

Os Nefilins eram os filhos do relacionamento sexual entre os filhos de Deus e as filhas dos homens.


Gênesis 6:1-4: 
“Quando so homens se multiplicaram sobre a terra e geraram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas, e escolheram como esposas todas aquelas que lhes agradaram. Javé disse: meu sopro de vida não permanecerá para sempre no homem, pois ele é carne, e não viverá mais do que cento e vinte anos.
Neste tempo-isto é quando os filhos de Deus se uniram com as filhas dos homens e geraram filhos-os gigantes habitavam a terra. Esses foram os heróis famosos dos tempos antigos.”
A Bíblia faz menção aos Nefilins como "anjos caídos", "espíritos impuros" ou "demônios", e no Livro de Enoque como "vigilantes", sendo em ambos frutos de anjos que copularam com as filhas dos homens e engendraram esta raça híbrida dos gigantes.

Os teológos e estudiosos da Bíblia até hoje divergem sobre a natureza dos Nephilim e dos "Filhos de Deus", mencionados em Geneses. Há duas possíveis interpretações: 

•A primeira teoria: G. H. Pember argumenta em favor da teoria que diz que os "Filhos de Deus" de Gênesis 6 são na verdade anjos que vieram a Terra para terem intercurso com mulheres, tiveram filhos e seus filhos se tornaram pessoas híbridas, metade humano, metade angélico. E por isso foram punidos e lançados no inferno. 
Segundo a Segunda Epístola de Pedro 2:4
“de fato, Deus não poupou os anjos que haviam pecado, mas colocou-os nos tenebrosos abismos do inferno, onde estão guardados a espera do dia do julgamento.”
(é interessante notar que no original a palavra não é "inferno", e sim "tártaro" que na mitologia grega, tártaro,era o sub-nivel do Hades para os amaldiçoados).

Essa teoria é defendida por teólogos como John Fleming, S. R. Maitland, Caio Fábio, Charles Ryrie, em sua Bíblia de estudo e pela maioria dos primeiros cristãos. Esteve em voga na Idade Média. É também o ponto de vista de Fílon de Alexandria e dos apócrifos de Enoque e do Testamento dos Doze Patriarcas.

•A segunda teoria: Que não eram anjos, mas sim descendentes de Set (mencionado no livro de Gênesis da Bíblia como terceiro filho de Adão e Eva e irmão de Caim e Abel), que ainda seguiam a Deus. As "filhas dos homens" eram filhas de Caim, afastadas de Deus, e seus filhos foram heróis posteriormente, mas a Bíblia considera-os caídos, porque se afastaram de Deus. Argumenta-se que os anjos não podem procriar e que "filhos de Deus" referia-se aos seguidores de Deus. Essa teoria foi propagada por Agostinho, C. I. Scofield, Gordon Lindsay, entre outros, sendo a mais aceita.


Alguns acreditam que os gigantes foram uma das razões principais para o grande Dilúvio da época de Noé. Na biblia logo depois que os gigantes são mencionados, Deus diz:
“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se de haver feito o homem e decidiu destruir tudo que criou sobre a terra com um grande diluvio, com exceção a Noé, sua família e os animais que estavam na arca. (Gênesis 6:11-22).
Há outras teorias evolucionista que dizem que os "filhos de Deus" eram descendentes de Adão e as "filhas dos homens" de uma raça inferior, como, por exemplo, a Neandertal. Atualmente pesquisas científicas comprovaram que aproximadamente 4% de nosso DNA é de origem Neandertal. Alguns veem ai a comprovaçao desta linha teórica. 

Ainda outras teorias apresentam essa Mistura de [Filhos de Deus] com os [Filhos dos Homens] como uma hipotética experiência genética que os [Anjos] teriam feito nos seres humanos da época, na tentativa de evoluí-los. No início da criação não haveria de ter os filhos dos caídos, antes da geração de noé, pelo simples fato de que o dilúvio dizimou a terra, não sobrando sobre ela qualquer vida. 

Mais ainda há uma outra teoria de que o dilúvio não foi total, afinal não se tem provas geológicas de que aconteceu em todo o planeta, até porque naquela época se usava o termo "terra" para uma região, como por exemplo "Jó um homem da terra de Uz", ou outro termo bíblico "as terras indonitas", então por citar dilúvio em toda a terra não quer dizer que alagou totalmente o planeta, e sendo assim, os filhos dos anjos caídos poderiam ter perpetuado na face da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.