quarta-feira, 22 de maio de 2013

Changeling



No folclore europeu e na crença popular, um changeling é a prole de uma fada, troll ou outra criatura lendária que foi deixada secretamente em troca de uma criança humana. Acreditava-se que a criança trocada viraria serva, enquanto o changeling seria tratado com muito amor e carinho. Alguns contos noruegueses dizem que a mudança era feita para evitar a endogamia: para dar a criatura e o humano um sangue novo, os humanos terão filhos com enorme força como uma recompensa. Em alguns casos raros, as fadas muito idosas seriam trocadas no lugar de um bebê humano, assim a fada velha poderia viver com conforto, sendo mimada por seus pais humanos.

Algumas pessoas acreditavam que os trolls levaria as crianças não batizadas. Uma crença é que os trolls pensavam que ser criado por seres humanos era algo muito elegante,e que, portanto, queriam dar aos seus filhos uma educação humana. Eram atraídos pela beleza humana, principalmente por mulheres loiras. Algumas pessoas acreditavam que os trolls levavam crianças não batizadas.


A realidade por trás de muitas lendas de crianças trocadas parece ser o nascimento de crianças deformadas ou retardadas. Todavia, de acordo com algumas lendas, seria possível detectar uma criança trocada pelo motivo oposto: elas seriam muito mais inteligentes do que a média das crianças. Quando tais “substitutos” eram descobertos a tempo, os pais tinham de levá-los de volta para o lugar de origem. Em um conto dos irmãos Grimm, há um conto sobre uma mulher, que suspeitando que seu filho havia sido trocado, começou a fermentar cerveja numa casca de bolota. O “substituto” então gritou: "sou velho como um carvalho dos bosques, mas nunca tinha visto fazer cerveja em bolota!" e depois desapareceu.

Em outro folclore,os changelings são colocados no lugar da criança para se alimentar da mãe da criança. O menino seqüestrado, em seguida, torna-se alimento para a mãe do changeling. Isto é feito para a sobrevivência de sua espécie. Uma vez que a mãe changeling e o changeling drenarem a vida da mãe e da criança humana, o changeling e sua mãe começarão a procurar uma nova fonte de alimento adequado. Outras fontes dizer que o leite humano é necessário para a sobrevivência das crianças das fadas. Nestes casos, ou o recém-nascido humano seria trocado por um bebê de fadas para ser amamentado pela mãe humana, ou a mãe humana seria levada ao mundo de fadas para amamentar os bebês de fadas.

Crianças trocadas foram mostradas na série americana Supernatural, no episódio “The Kids Are Alright” (“As Crianças Estão Bem”), da terceira temporada. “Changeling”, na série, é um parasita demoníaco que esconde crianças, normalmente, embaixo da terra e assume a forma da criança, aproximando-se da mãe para sugar toda sua força vital.

Encantos simples, como um casaco ao avesso ou tesouras de ferro deixadas abertas onde a criança dorme, podem ser usados para afastá-los; outras medidas incluem uma vigilância constante sobre a criança,e para matar os changelings pode ser usado o fogo.



*** Visitem ***

2 comentários:

  1. O primeiro conto é até bonito se não fosse o sequestro de bebes. Acho que eles criavam estas estória para que as mães tivessem atenção redobrada para que seus filhos não fossem sequestrados. Aqui tinha o velho do saco e outros.
    Gostei bastante.
    Palamas!! É vivendo e aprendendo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Essa lenda é um pouco parecida com a da fada do dente^^

    ResponderExcluir

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.