domingo, 30 de dezembro de 2012

Zona de Alienação




A zona de alienação é um lugar, Na Europa Oriental, de no máximo 30km traçado ao redor da área afetada pelo desastre de Chernobyl. 

Prypiat é uma cidade abandonada na zona de alienação no nordeste da Ucrânia, Kiev Oblast, próximo à fronteira com Belarus. Sua população era de cerca de 50.000 habitantes antes do acidente. Foi o lar dos trabalhadores da Usina Nuclear de Chernobyl. A cidade foi abandonada em 1986 após o desastre de Chernobyl. 


Diferente de outras cidades de importância militar, o acesso à Prypiat não era restringido. Antes do acidente de Chernobyl, usinas nucleares eram vistas pela União Soviética como algo tão seguro quanto outras formas de gerar energia. Estações nucleares representavam um marco da engenharia soviética, onde a energia atômica era mais inofensiva que outros projetos. O slogan "átomo pacífico" durou algum tempo naquela época. Inicialmente era pra ser construído somente a 25km de Kiev, mas a Academia de Ciências Ucraniana, junto com outras organizações, expressaram preocupação da estação de energia estar muito perto da cidade, então ela junto com Prypiat, foi construída no local atual, cerca de 100km de Kiev. 

No dia 26 de abril de 1986, uma das usinas nucleares explodiu. Levou três dias para que todos os residentes de Chernobyl e da zona da alienação fossem retirados devido aos níveis de radioatividade inseguros. 


Logo após a explosão no reator de numero 4 as pessoas de Pripyat se reuniram na ponte para ter uma boa visão do reator e para ver o que tinha acontecido.

Inicialmente, a todos foi dito que o nível de radiação era mínimo e que estavam seguros. "Poucos sabiam que a radiação difundida até a ponte durante a explosão era enorme".

Viam chamas coloridas e um arco-íris que subia do núcleo nuclear de grafite ardente, cujas chamas eram mais elevadas do que a coluna de fumaça. Todo os que estavam sobre a ponte morreram - foram expostos a níveis acima de 500 roentgens, o que é uma dose fatal.

Pessoas de toda a União Soviética foram forçadas a trabalhar, a fim de liquidar o perigo e evacuar os residentes. Muitos dos trabalhadores morreram de doenças graves devido a radiação. 


Milhares de moradores, na época, recusaram-se a ir embora ou então voltaram para a área posteriormente. Essas pessoas foram morrendo progressivamente e agora restam apenas cerca de 400 pessoas morando na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.