segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Krampus

Krampus é uma criatura besta do folclore Alpino (Países que ficam perto dos Alpes) que punir crianças más durante da Yule temporada, em contraste com a de São Nicolau, que recompensa os bons com os presentes. Krampus é dito para capturar crianças particularmente impertinente no seu saco e os levará para o seu covil. 

Krampus  geralmente tem aparência demoníaca . A criatura tem raízes no folclore germânico. Tradicionalmente, os jovens se vestem como o Krampus na Áustria, no sul da Baviera, Tirol do Sul, norte de Friuli , Hungria , Eslovênia e Croácia durante a primeira semana de dezembro, especialmente na noite de 5 de Dezembro (véspera de São Nicolau dias em calendários muitas igrejas ), e percorrem as ruas assustando crianças com correntes enferrujadas e sinos. Krampus é destaque em cartões do feriado chamados Krampuskarten . Há muitos nomes para Krampus, assim como muitas variações regionais de representação e celebração. 

A história da figura Krampus remonta a pré-cristãs tradições germânicas. Ele também compartilha características com os sátiros da mitologia grega. Os primeiros Igreja Católica celebrações desanimados com base em torno dos selvagens cabra-como criaturas, e durante os Inquisição foram feitos esforços para eliminá-las. Contudo, os inúmeros Krampus persistiram, e pelo século 17 Krampus havia sido incorporada celebrações de inverno cristãos, emparelhando-los com São Nicolau. 

Acredita-se que a tradição de vestir o traje de Krampus surgiu como parte de um ritual vinda de idade para homens jovens. Eles seriam enviados para a floresta / montanhas com não muito mais do que um pequeno saco de provisões - semelhante a muitos vir-a-masculinidade tradições ainda encontrados em várias iterações de todo o mundo. Ele volta para a aldeia depois de seu tempo na natureza vestido como Krampus, incorporando o espírito selvagem ele levou com ele a partir deste momento a viver como um animal selvagem na floresta. A tentativa de assustar as crianças foi um teste da coragem das crianças da aldeia, e também parte do seu processo de amadurecimento para demonstrar a sua bravura na frente do homem com chifres das montanhas.

No século 20, os governos da Áustria desencorajados a prática. No rescaldo do 1934 Guerra Civil austríaco , a tradição Krampus foi proibido pelo regime Dollfuss sob a Frente Patriótica ( Frente Vaterländische ) e do Partido Social Cristão . Na década de 1950, os panfletos distribuídos governo intitulado "Krampus é um homem mau". No final do século, um ressurgimento popular de celebrações Krampus ocorreu e continua até hoje. Houve debate público na Áustria moderna vezes sobre se Krampus é apropriado para crianças. 

Embora Krampus aparece em muitas variações, a maioria compartilham algumas características comuns físicas. Ele é cabeludo, geralmente marrom ou preto, e tem os cascos fendidos e chifres de um bode. Sua língua pontiagudo descansa fora. Krampus carrega correntes, para simbolizar a ligação do diabo pela Igreja cristã. Ele agita as cadeias de efeitos dramáticos. As cadeias são por vezes acompanhados com sinos de vários tamanhos. 

Ao contrário das versões norte-americanas de Papai Noel, nestas celebrações de São Nicolau se preocupa apenas com as crianças boas, enquanto Krampus é responsável pelo mal. Presentes Nicholas dispensa, enquanto Krampus fornece carvão e as Ruten (feixes de bétulas ramos que Krampus carregam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.