domingo, 25 de novembro de 2012

Tulpas


Tulpa é uma entidade ou objeto que, segundo o budismo tibetano, pode ser criada unicamente pela força de vontade, envolvendo meditação, concentração e visualização intensas. Em outras palavras, a Tulpa seria um pensamento tornado tão real pelo praticante que chegaria a assumir uma forma física, material.

Segundo os monges tibetanos existe certa fórmula para isso. Em 1960 uma pesquisadora, Alexandra David-Neel teve acesso a essas fórmulas. E ela descreveu sua experiência em seu livro "Magic and Mystery in Tibet". No livro ela explica que existem consequências na criação de um Tulpa.

Depois que uma Tulpa é criada (de acordo com formato que você desejou), ela não fica totalmente presa a sua vontade. Em pouco tempo, a Tulpa passa a demonstrar certos traços de rebeldia. Como lhes faltam conceitos básicos de humanidade, elas podem se tornar agressivas e acabar machucando ou até matando seus criadores. Nessa fase, a Tulpa pode até ser enviado numa missão e não retornar, seguindo "vida própria".

Na maioria dos casos, a Tulpa desaparece com a morte de seu criador, porém existem relatos de Tulpas cujo poder de criação foi tão forte que sobreviveram mesmo após a morte de seu criador. Algumas Tulpas são muito confundidas com fantasmas e outras criaturas imaginadas pelas pessoas. Um exemplo disso é quando uma comunidade acredita em uma lenda falsa que com a crença de todos acaba vindo a existir, assim se da origem a uma Tulpa. 


A existência das Tulpas poderiam explicar diversos casos sobrenaturais. O famoso Bicho Papão pode ser nada mais nada menos que uma criação mental inconsciente do medo de uma criança frente à escuridão. Imagine uma mansão antiga onde crimes foram cometidos. Ela fica abandonada. Os moradores da vizinhança temem o local devido ao seu passado. Então o inconsciente coletivo começa a gerar projetos de Tulpas na mansão. Não são completos, apenas sugestões, e aparecem em relances para alguns poucos coitados que os confundem com fantasmas. O local fica conhecido por ser “assombrado” e vai se alimentando da força das mentalizações, tornando-se um local assombrado de verdade. Enquanto alguém estiver acreditando e mentalizando, o local permanecerá sendo um local de manifestação incompleta de Tulpas.

Porém, para que uma Tulpa tome uma forma física, não basta apenas o pensamento para a manifestação final e sim todo um ritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.